quarta-feira, 22 de abril de 2015

Flora e Fauna

Em algumas savanas, a maioria dos arbustos cresce em grupos isolados, entre áreas abertas de solo vermelho. Assim que as plantas amadurecem, as folhas das plantas tornam-se duras e ásperas. Na estação seca, mudam para a cor amarelada ou marrom. Durante a estação chuvosa ficam verdes e crescem rapidamente. As árvores da savana podem ser decíduas (que perdem suas folhas durante a estação seca) como algumas que compõem a floresta de miombos (um género de árvore) da África. Nas árvores do Cerrado do Brasil e dos Llanos da Venezuela as folhas são largas e perenes, e suas raízes penetram nas profundidades do solo. Nas savanas de eucalipto australianas as folhas perenes são duras.
 ( Savana Africa)

 (Savana ou Cerrado Brasileiro)


(Savana Australiana)
As savanas são o habitat de muitos animais. A grama e a foliagem das árvores baixas fornecem alimento e abrigo para os animais herbívoros — que comem ervas e outros vegetais. Estes, por sua vez, atraem muitos animais carnívoros (comedores de carne). Embora o bioma de savana dos vários continentes seja semelhante, a vida animal varia muito. O tamanduá-bandeira, a ariranha, o lobo-guará e a capivara são alguns dos animais que vivem nas savanas da América do Sul.
Na África, a fauna inclui grandes mamíferos como leões, zebras,girafas, elefantes, gnus, rinocerontes e outras espécies. Além desses grandes animais vivem roedores e répteis. Insetos como mosquitos, formigas e carrapatos são comuns neste bioma. Muitos pássaros habitam entre as árvores perto dos córregos.




3 comentários: